História da Informática

Publicado em 17/06/2003

A história da informática começa a muitos séculos atrás, na era antes de Cristo. Mas de certo modo, são registradas três datas de nascimento para o computador: uma como dispositivo mecânico de computação, com o surgimento do ábaco; outra como um conceito, com Babbage em 1833; e a terceira como o moderno computador eletrônico digital (1946).

O início de tudo começou com o Ábaco: instrumento composto de varetas ou barras e pequenas bolas, utilizado para contar e calcular. O mais antigo data de aproximadamente 3.500 a. C., no Egito. Por volta do ano 2.600 a. C. apareceu o ábaco Chinês que evoluiu rapidamente e foi chamado em sua forma final de Suan-Pan, de modo semelhante apareceu no Japão o Soroban. Ele constituiu o primeiro dispositivo manual de cálculo, sendo o mais rápido método de calcular até o séc. XVII.

Por essa época, os pensadores europeus estavam fascinados pelo desafio de descobrir meios que ajudassem a calcular. Dentre eles, um dos mais criativos foi o teólogo e matemático escocês John Napier, com sua descoberta dos logaritmos, publicada em 1614. Napier elaborou tabelas de logaritmos que mais tarde foram combinadas em um dispositivo manual para cálculos rápidos: a Régua de Cálculo, desenvolvida no fim da década de 1620 por William Oughtred. Após a régua de cálculo, surgiram outros tipos de calculadoras.

Blaise Pascal, filósofo e matemático francês, inventou em 1642 a primeira máquina automática de cálculo: a Pascalina. Esta máquina era feita de rodas dentadas que simulavam o funcionamento do ábaco, realizava apenas soma e subtração e o resultado era mostrado numa seqüência…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.