Evolução da Informática

Publicado em 22/04/2003

VII. MÁQUINA DE DIFERENÇAS

Entre 1802 e 1822, o matemático e engenheiro inglês Charles Babbage (1792-1871) apresentou um projeto à Sociedade Real de Astronomia, baseado nos conceitos de Muller , Bouchon , Falcon, Jacques e no desenvolvimento que Jacquard efetuou com seus teares. O projeto consistia em uma máquina diferencial e para muitos, tornou-se o pai dos computadores modernos.

Babbage , preocupado com os erros contidos nas tabelas matemáticas de sua época , construiu um modelo para calcular tabelas de funções (logaritmos, funções trigonométricas , etc) , sem a intervenção de um operador humano, que chamou de máquina das diferenças . Ao operador cabia somente iniciar a cadeia de operações , e a seguir a máquina tomava seu curso de cálculos , preparando totalmente a tabela prevista. Esta máquina baseava-se no princípio de discos giratórios e era operada por uma simples manivela. Em 1823 o governo britânico financiou a construção de uma nova versão , mas não obteve resultados satisfatórios , devido aos limites do ferramental industrial da época. Babbage se viu obrigado a desenhar peças e ferramentas , retardando o desenvolvimento do projeto. Após 10 anos de trabalho , tudo que Babbage havia conseguido era uma pequena máquina de 3 registros e seis caracteres , sendo que devia ser de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.