Avaliação de Interface Homem-Máquina

Publicado em 27/08/2005

Muitas empresas de software têm se preocupado com o grau de interatividade de seus sistemas. Para tanto se utilizam de processos iterativos de construção e avaliação de protótipos baseados em diretrizes preestabelecidas, buscando o amadurecimento de um "template" que posteriormente será utilizado na padronização de seus sistemas. Podemos citar como exemplo, o proposto em Macintosh Human Interface Guidelines (APPLE, 1992) e em Official Guidelines for User Interface Developers and Designers (MICROSOFT, 2001). Estes dois documentos falam sobre os padrões que suas empresas adotaram.

O objetivo principal da área de Interação Humano-Computador é fornecer aos pesquisadores e desenvolvedores de aplicações explicações e previsões para fenômenos de interação usuário-sistema e resultados práticos para o design da interface de usuário (ACM SIGCHI, 1992). Segundo teorias que tratam dos fenômenos envolvidos no design de interfaces, supõe-se possível prever com antecedência se a aplicação em desenvolvimento satisfará as necessidades de usabilidade, aplicabilidade e comunicabilidade dos usuários. Para confirmação dessas teorias, estão sendo construídos modelos teóricos de cognição humana, além de técnicas mais eficazes para avaliação de usabilidade e comunicabilidade.

Por envolver diversos conceitos e embasamentos, a IHC é considerada uma área multidisciplinar. Ela envolve não somente questões técnicas da Ciência da Computação, mas também fatores de Psicologia Cognitiva; Psicologia Social e Organizacional; Ergonomia ou Fatores Humanos;…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.