A Metáfora do Hipertexto

Publicado em 10/10/2004

A METÁFORA DO HIPERTEXTO


O termo hipertexto foi criado por Ted Nelson, no início dos anos 60, porém desde 1945, com Vannevar Bush, haviam preocupações de como organizar informações segundo uma lógica associativa. Bush lança as bases do MEMEX, que seria um protótipo, onde muito do que se materializa atualmente nos projetos hipertextuais, estava idealizado.

O que Bush não previu, no projeto do Memex, foi a possibilidade de interconexão entre as máquinas, o que veio surgir nos anos 60, amplificando consideravelmente as aplicações hipertextuais.

Já na década de 60, Ted Nelson utilizou o termo hipertexto para designar sistemas textuais não-lineares. Seu projeto mais ousado foi Xanadu, uma espécie de livro eletrônico que se transformaria numa rede mundial de multimídia e permitiria aos usuários interagir simultaneamente. O interessante, é que, na sua idéia básica, Nelson já previa um sistema que permitisse a troca de textos, imagens, sons, diálogos e documentos. Vislumbrando, de certa forma, o que seria o embrião da hipermídia.

Hipermídia é na verdade a junção de hipertexto, mídia, Internet, enfim, Hipermídia: é a modalidade surgida da convergência entre as características do hipertexto e da multimídia, porém com…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.