Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Exatas > Informática

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Evolução das Linguagens

Trabalho enviado por: Marco Aurélio Gomes Bandettini

Data: 27/10/2006

Evolução das Linguagens


Introdução

As linguagens de programação permitem ao homem expressar, por meio de instruções, o que ele deseja que o computador execute. A história dessas linguagens começou com o trabalho de Ada Augusta, Condessa de Lovelage e filha do poeta inglês Lord Byron. Ela trabalhou com Charles Babbage no seu projeto da máquina analítica em 1842, traduzindo do italiano para o inglês uma primeira descrição da máquina, acrescentando suas próprias observações que se referiam a "ciclos de operação" e ao uso repetido de cartões em estruturas semelhantes às subrotinas atuais, observando inclusive o início da manipulação simbólica da computação, no lugar da numérica.

Uma das anotações conhecida como o primeiro programa de computador, foi uma descrição, passo a passo, para o cálculo de números de Jaques Bernoulli através da máquina analítica. Os programas para os primeiros computadores eram preparados na própria linguagem das máquinas. Na Linguagem de Máquina, instruções são expressas como conjuntos ou cadeias de dígitos binários, também conhecidos por bits. Esta forma de codificação de instruções trazia muitos problemas aos pioneiros da programação ao mesmo tempo que proporcionou o desenvolvimento de Linguagens de Alto Nível e de programas

especiais para fazer a tradução dessas linguagens para a linguagem própria da máquina. Nas primeiras linguagens, conhecidas como linguagens de montagem, um código especial é definido para cada uma das operações da máquina, e uma notação é introduzida para especificar os dados sobre os quais as operações devem atuar. Um programa especial chamado montador,

traduz as linguagens simbólicas da linguagem de montagem, para as instruções da linguagem de máquina, necessárias para a execução. Apesar de proporcionarem um avanço sobre as linguagens de máquina, elas ainda não atendiam às necessidades dos programadores. A linguagem que revolucionou a programação foi anunciada em 1954 e era conhecida como FORTRAN.

Sua implementação foi feita em 1957 onde se anunciou o conceito de programação estruturada. Pela primeira vez o usuário podia escrever um programa, quase sem conhecer nada das características físicas da máquina, e também rodar o seu programa em outras máquinas, na medida em que a linguagem se tornava independente da máquina. Outras linguagens de

programação seguiram os passos da linguagem FORTRAN e hoje existem diversas linguagens de programação especialmente construídas para aplicações específicas, como é o caso da linguagem de programação baseada em objetos, na qual os elementos do programa são conceituados como objetos capazes de transmitir mensagens entre si.


Linguagens De Baixo Nível

No início da computação os programas eram escritos diretamente em linguagem de máquina (assembly), que é a linguagem que o computador entende. Esse tipo de programação pode levar a se escrever programas muito eficientes, devido ao controle quase total do programador. No entanto devido ao fato de ser uma linguagem próxima do computador e afastada da maneira de raciocinar do ser humano, é mais difícil de ser usada. Além deste fato há outros problemas como dificuldade de leitura e manutenção dos programas, maior tempo de desenvolvimento dos programas, etc.

Assembler

Um programa de computador consiste em um arranjo dessas ações elementares com um dado objetivo. Cada arranjo corresponderá a uma ação global diferente. Assim, conforme o objetivo de um programa, ele terá seu arranjo de instruções de máquina para fazer aquilo e somente aquilo. Cada instrução de LM possui uma representação binária e por meio desta representação que o processador entende o que deve ser feito. As instruções do programa são armazenadas na memória do computador em grupos de bits. Por exemplo: 10111001 00011101 10111010.

Para que os programadores não necessitassem lembrar cada uma das seqüências...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town