Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Exatas > Informática

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Evolução da Computação na Segunda Guerra Mundial

Trabalho enviado por: Anônimo

Data: 22/04/2003

A Evolução da Computação na Segunda Guerra Mundial

1939 – 1945


Resumo

Os maiores avanços tecnológicos feitos pelo homem, muitas vezes estão diretamente ligados a tempos de conflitos. E na área da computação não poderia ser diferente, muito dos conceitos utilizados nos computadores atuais, tiveram origem na Segunda Guerra Mundial. Este trabalho apresenta em que estágio se encontrava a computação no início dos anos 30 e como ela se desenvolveu durante o tempo em que durou o conflito.

Abstract

This work presents how the computation was found in the start of years 30 and how it developed during the time where the conflict lasted. The concepts defined by the great names who change the history of the computers.


1) Introdução

São em momentos de crise, que a capacidade do homem é posta a prova. E infelizmente em um dos capítulos mais tristes de nossa história, é que surgiram algumas das mentes mais brilhantes de todos os tempos. Portanto, a guerra é ao mesmo tempo uma evolução tecnológica e uma involução moral do homem.

Este trabalho tem como objetivo, manter vivo em nossa memória este capítulo de nossa história, e ao mesmo tempo analisar as evoluções feitas naquele período.


2.0) 1939 - 1945

Antes de analisarmos a evolução da computação na Segunda Guerra Mundial, precisamos realizar uma breve recapitulação da história da computação, para sabermos em que estágio se encontrava esta ciência no final dos anos 30.

2.1) A origem

Desde o inicio dos tempos, o homem sempre se esforçou para desenvolver um meio mais eficiente de computar . Tanto um pastor quanto um coletor de impostos, ambos precisavam trabalhar com números, e nem sempre o faziam da melhor forma. O uso de objetos, como pedras, para a contagem de ovelhas por parte de um pastor, era a prática mais recorrente em meados de 1000 a.C., fazendo com que o uso da atribuição matemática fosse utilizada de forma primitiva. Com o crescimento dos rebanhos ou dos números a serem atribuídos, a atribuição rapidamente se tornou obsoleta de modo que novos métodos de contagem tinham de ser desenvolvidos.

Com o surgimento do instrumento de contagem asiático chamado ábaco (Fig. 1), se permitiu não apenas a formalização da contagem, mas como nos introduziu a idéia de notação posicional utilizada hoje em dia. Ou seja, um objeto podia não ser apenas a atribuição de um elemento, mas podia também ser atribuído a um grupo de elementos. Tudo isso graças a este antecessor da calculadora pessoal.

Fig.1 – O Ábaco

Apenas quando o processo de contagem se tornou mais abstrato é que foi desenvolvida a formalização de símbolos matemáticos. Possibilitando a escrita da computação.

No século 12, foi desenvolvido por Muhammad ibn Musa Al'Khowarizmi (Fig. 2) o conceito de ordenação computacional para a obtenção de algum objetivo, que posteriormente viria se chamar Algoritmo.

Em 1614 John Napier inventou o logaritmo, recurso que reduzia a divisão em subtrações e a multiplicação em somas, e criou posteriormente a máquina de multiplicação chamada de "bones" [1].

Fig.2 - Muhammad ibn Musa Al'Khowarizmi

Em 1623 Francis Bacon é o primeiro a usar aritmética de base 2, a mesma aritmética utilizada hoje pelos computadores, a binária e William Schickard usando os conceitos de Napier produz a primeira máquina de calcular automática, a Schickard's, no entanto como nenhuma cópia original da máquina foi encontrada, este mérito vai todo para Blaise Pascal que em 1642 inventou a pascalina (Fig. 3), máquina de somar que obteve patente do próprio rei da França mas que nunca obteve êxito comercial.

Em 1801 Joseph Jacquard construiu um tear que memorizava os modelos da...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town