Superposição de Cartas e Impactos Ambientais

Publicado em 21/11/2006

SUPERPOSIÇÃO DE CARTAS

CASCAVEL

2006


SUPERPOSIÇÃO DE CARTAS

Foi tomado de empréstimo dos trabalhos de ordenamento dos usos do solo realizados por TRICART (1966) e McHARG (1969), e adaptados para a avaliação de impacto ambiental de projetos lineares (vias de transporte, dutos, linhas de transmissão). O trabalho de Tricart adota como fundamento para a determinação do zoneamento territorial as restrições impostas pela dinâmica dos sistemas ambientais, de modo a evitar a degradação dos recursos naturais. McHarg parte da análise e das interações dos fatores ambientais para avaliar a aptidão das unidades territoriais em relação aos diversos usos, utilizando um quadro matricial pra discutir a compatibilidade entre eles.

Os métodos de AIA do tipo superposição de cartas consistem na elaboração de um conjunto de cartas da área a ser afetada, em material transparente, representando individualmente os componentes ambientais pertinentes (tipos de solo, cobertura vegetal, drenagem etc.). As áreas menos restritivas ou de todo inapta, em preto. Criam-se, para as áreas intermediárias, gradações de intensidade de cor cinza. A superposição das cartas temáticas faz aparecer, nas regiões mais claras da carta assim produzida, as áreas onde os impactos do projeto seriam mínimos.

As limitações da superposição de cartas dizem respeito à falta de quantificação dos impactos, à impossibilidade de serem introduzidos na análise os fatores ambientais que não podem ser mapeados…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.