Principais Conflitos Brasileiros do Uso da Água

Publicado em 22/08/2006

PRINCIPAIS CONFLITOS BRASILEIROS DO USO DA ÀGUA

Palmas – TO, Junho 2006


1. INTRODUÇÃO


A humanidade, durante milênios, considerou a água como inesgotável e de qualidade adequada para seu consumo e o desenvolvimento de suas atividades. Até então, em um mundo essencialmente rural, o meio ambiente tinha capacidade de assimilação superior à poluição produzida pelo homem. A água, como bem livre, alimentava as populações a baixo custo. Entretanto, o controle dos rios já fazia parte da cultura de diversos povos há mais de três mil anos antes de Cristo. Os egípcios, por exemplo, tinham no controle das inundações do rio Nilo a base de seu poder na região, da mesma forma que na China as dinastias realizavam diversas obras no rio Amarelo para controle de enchentes e oferta de água para irrigação. Na Índia, o rio Indu era motivo das mesmas preocupações. A importância da água também é evidente na antiga Roma, "Cidade das Águas", alimentada por 11 aquedutos na época de Trajano (98-117 d.C.) (RODRIGUES FILHO, 2001).

A partir da revolução industrial, houve alterações substanciais na ocupação dos espaços em face da implantação de indústrias e da urbanização das cidades. Ante o crescimento econômico e populacional após a Segunda Guerra Mundial, vários países começaram a identificar problemas decorrentes dessa industrialização e urbanização na qualidade da água de seus rios. Os efluentes industriais e domésticos passaram a gerar problemas de qualidade que…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.