Política e Legislação Florestal – Mata Atlântica

Publicado em 22/11/2006

O modelo predatório, entretanto, não foi um privilégio do período colonial. Com a independência, o cenário não se alterou e persistiram as práticas destrutivas. Segundo (DEAN, 1996), a destruição promovida pela exploração madeireira irracional e pela expansão de pastagens e agricultura sem nenhum cuidado com o meio ambiente contribuíram para a sua destruição.

A retirada de epífitas como bromélias, cactos e orquídeas também teve períodos de grande intensidade, sendo responsável pela destruição de grandes áreas de florestas, cujas árvores eram simplesmente derrubadas para facilitar a extração destas plantas. Além da exploração de recursos florestais, houve na época um significativo comércio exportador de couros e peles de onça, veado, lontra, cutia, paca, cobras, jacarés, anta, outros e outros animais, de penas e plumas e carapaças de tartarugas (DEAN, 1996).

Um dos aspectos existentes hoje é a preocupação da manutenção do equilíbrio do bioma Mata Atlântica, pois em muitos lugares a sua reconstituição não é mais possível, devido a ações antrópicas. Outro ponto a ser observado, são os problemas com as nascentes de rios e riachos, pois a perda de mata ciliar contribuiu para o desaparecimento de alguns destes afluentes inclusive piorando a qualidade da água.

A exploração madeireira da Mata Atlântica teve…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.