O Uso da Estatística na Engenharia de Tráfego

Publicado em 29/07/2003


OBJETIVOS


O sub-registro de vítimas e de mortes por acidentes de trânsito no Brasil é uma questão grave, na medida em que não se pode avaliar e determinar a extensão do problema com precisão, apesar de se reconhecer a gravidade do mesmo.

Apesar do escasso número de estudos para o conhecimento desta realidade, são ainda mais precárias as informações sobre a morbidade decorrente dos acidentes de trânsito: o número de pessoas afetadas, a gravidade das lesões, as incapacidades e deficiências decorrentes.

Um estudo descritivo sobre a mortalidade por acidentes de trânsito em Belo Horizonte, realizado em 1992, apontou divergências importantes nos dados, quando se compara as informações da Superintendência Central de Estatísticas e Informação da Secretaria de Planejamento de Minas Gerais (SUCEI – SEPLAN), com aquelas compiladas pela Delegacia Especializada em Acidentes de Veículos, da Secretaria de Segurança Pública de Minas Gerais (DAV/SSP-MG). Tais diferenças ocorrem tanto no número de óbitos por acidente de trânsito detectado numa e outra fonte, como na classificação do acidente.

Diante das deficiências constatadas e da ausência de informações sistematizadas a respeito da morbidade por acidentes de trânsito foi conduzida a presente pesquisa.

Os objetivos da pesquisa foram: pesquisar e classificar as lesões sofridas por vítimas de acidente de trânsito ocorridos no Município de Belo Horizonte e estimar o índice de sub-registro de vítimas fatais. Paralelamente, foram levantados e avaliados os fatores que poderiam ter contribuído para o agravamento ou…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.