O Custo da Qualidade

Publicado em 08/12/2005

O CUSTO DA QUALIDADE

Campos dos Goytacazes, RJ

2005


"Dedicamos este trabalho à memória do nosso amigo de turma Lécio, no qual pôde nos proporcionar diversos momentos de alegria e descontração, nos deixando com o sentimento de saudade, a quem considerávamos como irmão."



"Nossos agradecimentos são para o nosso Ex-Professor e Coordenador Nilo , principal merecedor deste sentimento, profissional este que se mostrou competente e determinado a alcançar um sonho, que teve seu desfecho injustamente interrompido."



1. INTRODUÇÃO


É na década de 50 que passou-se a questionar o custo que a não-qualidade imprimia as organizações, pois até então a premissa de que os defeitos tinham um custo era o único enfoque priorizado. A grande questão advinda desta situação encontra-se no fato de como se poderia mensurar qual seria o grau de qualidade suficiente.

Em resposta a este questionamento Joseph Juran em 1951, lança o livro "Quality Control Handbook", onde, pela primeira vez, desenvolve-se uma visão dos custos da qualidade, enfocando em custos evitáveis e inevitáveis.

Os custos inevitáveis foram associados à prevenção, ou seja, à inspeção, amostragem, classificação e outras iniciativas de controle da qualidade.

Por sua vez, os custos evitáveis eram aqueles dos defeitos e das falhas dos produtos, representados, através do material sucateado, das horas de trabalho necessárias para se refazer o produto e repará-lo e do processamento das reclamações e prejuízos…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.