Motores Elétricos de Corrente Contínua

Publicado em 22/04/2003

A regulação de velocidade de um motor é definida por norma internacional como: a variação da velocidade desde a plena carga até a situação de carga nula, expressa em percentagem da velocidade nominal. A equação que descreve esta definição é:

regulação percentual da velocidade = (Eq. 5-24)

Observando as curvas da Fig. 5-10b, podemos concluir que os motores-shunt podem ser considerados como motores de velocidade praticamente constante e, portanto, com boa regulação de velocidade (pequena percentagem). A regulação de velocidade do motor composto é mais pobre, já que a percentagem é maior. A regulação de velocidade do motor-série é extremamente pobre, já que a situação sem carga gera uma velocidade que tende ao infinito. Os motores-série e compostos cumulativos são considerados motores de velocidade variável. O motor composto diferencial possui regulação de velocidade negativa, devido a uma instabilidade de carga.

5.9- Torque Externo, HP e Velocidade Nominais

Podemos notar que a comparação entre tipos de motores CC feita na Fig. 5-10 diz respeito à potência de saída, que é a capacidade que os motores têm em realizar trabalho mecânico. Porém, para efeitos de dimensionamento de motores ou de escolha de motores para aplicação numa determinada situação, pode ser melhor expressar a capacidade de torque que o motor pode exercer para executar trabalho útil na sua velocidade nominal.

(Eq. 5-25)

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