Lâmpadas Incandescentes x Lâmpadas Fluorescentes

Publicado em 22/04/2003

LÂMPADAS INCANDESCENTES E FLUORESCENTES

Curitiba

Setembro/2.002

 

1.0.0 - Introdução

As primeiras lâmpadas elétricas inventadas, ao que parece, foram as do tipo incandescente onde, por um dispositivo qualquer (um fio metálico), o filamento, é levado à incandescência pela passagem de uma corrente elétrica de intensidade adequada.

O ano que marca o nascimento das atuais lâmpadas incandescentes é o de 1913 com a obtenção do filamento de tungstênio microenrolado, funcionando em ambiente gasoso. Foi alcançada a temperatura média de trabalho de 2700°C e rendimento de 0,6 W/vela ou 20 lúmens/watt.

Outro tipo de lâmpada elétrica, muito usada antigamente, foi a lâmpada de arco, baseada no arco voltaico entre dois eletrodos de carvão puro. Este sistema foi largamente usado para iluminação pública e ainda é usado.

Quanto às lâmpadas do tipo fluorescentes ou de descarga eletrônica em gases a baixa ou alta pressão, nasceram do desenvolvimento dos estudos e pesquisas sobre a descarga elétrica em atmosferas gasosas, durante a segunda metade do século XIX. Recentemente, ao se conhecer os efeitos de excitação eletrônica, luminescência dos gases e vapores, ressonância de vibrações atômicas e outros fenômenos de caráter energético é que foi possível utilizar a descarga elétrica nos gases como fonte de luz de aplicação prática.

A importância das lâmpadas em nosso cotidiano…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.