Ferrovias

Publicado em 22/04/2003


UM EXEMPLO DE PRIVATIZAÇÃO

Se o decidisse privatizar todo o sistema ferroviário do Brasil, será que alguém se interessaria em comprar os nossos 30 mil quilômetros de estrada de ferro? Duvido. Nem mesmo os bancos.

Pois bem. Um trabalho recentimente publicado pelo Banco Mundial (Kooinchiro Fukui, "Japonese National Railways Privatization Study") informa que o Japão, ao longo dos últimos cinco anos, privatizou 80% da sua rede de trens, inclusive o "trem-bala". Foram 27 mil quilômetros de estradas que transportavam, diariamente, cerca de 20 milhões de passageiros e 200 mil toneladas de carga.

É, realmente, um volume impressionante. Num só dia, os trens do Japão trafegam quase dois milhões de quilômetros - o que daria para circular a Terra 44 vezes! Trata-se de um sistema amplo, complexo e importante para a população e econômia do Japão. Coisa que pouca gente acreditava que pudesse ser privatizada.

Essa rede, quando era do Estado, estava dando um prejuízo de US$ 18 bilhões por ano. Cerca de 85% das receitas iam para pagar pessoal.Hoje a rede gasta apenas40% nesse item e desde 1987, passou a dar lucro. Quando estatal, a rede tinha cerca de 400 mil funcionários. Depois, caiu para 280 mil, sendo que 90 mil continuam ociosos. Dá para fazer tudo com 200 mil funcionários.

Dois aspectos importantes me chamaram a atenção nesse caso.Primeiro, está claro que mesmo um setor tão complicado como o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.