Ferrovias

Publicado em 22/04/2003


PRIMÓRDIOS DA FERROVIA

I - HISTÓRICO E DESENVOLVIMENTO

O planejamento para expansão das estradas de ferro no Brasil teve origem em 1828, quando o Governo autorizou por uma Carta de Lei, a construção de ferrovias. O interesse do governo visava à integração política do Sul e do Nordeste, e ao desenvolvimento econômico. Mas as perspectivas de lucro não foram, ao que parece, suficientes para atrair investimentos, pois somente em 1852 foi iniciada a construção da primeira ferrovia. A Estrada de Ferro Mauá, de Mauá (hoje Guia de Pacobaiba), no fundo da Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, para Petrópolis e Vale do Paraíba, foi inaugurada em 1854.

A segunda estrada de ferro a ser construída no Brasil foi a Estrada de Ferro Recife-São Francisco, ligando Recife e Vila do Cabo. Inaugurada em 10 de fevereiro de 1858, com 31 quilômetros de linha, foi a primeira etapa daquilo que veio a constituir a R. do Nordeste, no conjunto setentrional de ferrovias.

As estradas de ferro que partem do Rio de Janeiro continuaram a avançar em direção e para além da cordilheira que se estende ao longo do litoral, e uma delas a D. Pedro II (hoje estrada de Ferro Central do Brasil), financiada com recursos governamentais, atingiu São Paulo em 1878, r Belo Horizonte em 1882.

No Estado de São Paulo, a São Paulo Railway Co., Ltd., hoje E.F. Santos e Jundiaí, iniciou suas atividades em 1865 e a Companhia Paulista de E.F em 1872.

No sul, a viação Férrea do Rio Grande do Sul inaugurou, em 1867, um trecho de 33,7 quilômetros entre Porto Alegre e São Leopoldo.

O quadro que se segue mostra o crescimento verificado quanto à quilometragem, do ano de 1854 ao ano de 1954.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.