Ferrovias

Publicado em 22/04/2003


O NASCIMENTO DA ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL

ESTRADA DE FERRO NOROESTE DO BRASIL - Fundada em junho de 1904, tinha com objetivo viabilizar o sistema de comunicações com o Mato Grosso. No caso dessa ferrovia, salientar que realmente a chegada dos trilhos precedeu a do povoamento. Importantes cidades regionais vieram nascer em decorrência da abertura desta Estrada.

Em 1903 começaram a aparecer grandes planos para a Estrada. Visava - se ligara o Atlântico ao Pacífico pelo seguinte esquema: Santos a Jaú pela Paulista; Havia ainda a vantagem, de que, se a linha da Sorocabana viesse a sofrer problemas, haveria a opção de se desviar o tráfego pela Paulista. As considerações do Ministro da Viação, Lauro Muller indicavam Baurú ou suas proximidades como sendo o ponto inicial mais conveniente. No contrato de concessão, além de privilégio, agora válido por 60 anos, juros de 6%, etc., constavam novos e importantes itens, entre os quais os seguintes: criar campos de experiências destinados à da prática da cultura de plantas exóticas. Em 1904, Bauru foi recolhida como sendo o ponto mais conveniente, "numa antevisão de todas as vantagens que, para o futuro, a cidade poderia oferecer", embora os trilhos da Sorocabana só chegassem lá em 1905, e os da Paulista em 1910. Assim, Baurú viria a se tornar o lugar do maior entroncamento ferroviário do Estado, sem que nenhuma das ferrovias houvesse ainda lá chegado.

A Noroeste do Brasil que tem seu ponto de partida na cidade de Baurú, se enroscando com a Sorocabana e a Paulista, atravessando o rio Paraná, atinge o Mato Grosso do Sul até Corumbá, em busca das fronteiras boliviana e paraguaia; tem como herança o traçado primitivo dos caminhos das bandeiras,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.