Edificação Residencial – estudo de caso

Publicado em 30/06/2016

Em obras de caráter provisório é tecnicamente recomendável adotar-se vida útil de projeto de pelo menos 1 ano. Para as obras de caráter permanente, poderão ser adotados períodos de 50, 75 ou até mais de 100 anos, conforme recomendado pelas normas internacionais inglesas, apresentada na Tabela 2.1, e européias, apresentada na Tabela 2.2. As normas brasileiras, por enquanto, não especificamvida útil de projeto, em princípio parece estar subentendido em 50 anos (Helene, 2004).

Para Helene (2004) cabe ao proprietário, assistido pelos responsáveis do projeto arquitetônico e estrutural, definir a extensão da vida útil de projeto da estrutura, registrando-a na documentação técnica da obra. Já aos responsáveis pelos projetos, cabe analisar as condições de exposição, e em confronto com a importância da estrutura como um todo, ou de suas partes, devem escolher os detalhes adequados que objetivem assegurar a vida útil de projeto indicada pelo proprietário. Desta forma, fica claro que cada vez mais cabe aos responsáveis dos projetos definirem as medidas mínimas de inspeção, monitoramento e manutenção preventiva, necessárias para assegurar a vida útil de projeto da estrutura, em função da importância da obra.

 

2.2 Manifestações Patológicas

De acordo com Souza e Ripper (1998) e Pczieczek (2011), as manifestações patológicas podem surgir na fase de projeto, durante a execução do…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.