ABSORÇÃO INTERESTELAR

Publicado em 26/12/2018

Propagando-se através do espaço interestelar, a luz das estrelas é absorvida pela matéria nele dispersa. Esse fenômeno é chamado de absorção interestelar e comporta, além da absorção de energia luminosa propriamente dito, o espalhamento e a polarização da luz.

A primeira referência a esse fenômeno foi feita em 1720, por Edmund Halley, o descobridor do cometa que leva seu nome. No século XIX, mais alguns astrônomos imaginaram a possibilidade da inexistência da absorção inteestelar: H.W.M. Olbers, F.G..W. Struve, H. von Seelinger e outros. Mas até cerca de 1930 a absorção interestelar não passava de uma hipótese — bastante plausível, é verdade, mas que só poderia ser plenamente confirmada com o progresso das pesquisas astronômicas. Então, contrariamente à expectativa, verificou-se que a absorção não se fazia uniformemente por todo o espaço: nas regiões onde não existia matéria interestelar (nuvens de poeira e de gases), a luz se propagava sem empecilhos.

 

Formas de estudos

 

As pesquisas sobre a absorção interestelar possibilitaram o estudo das nebulosas e da matéria interestelar. No fim do século passado, os astrônomos E. E. Bernard e M. Wolf observaram na Via-láctea regiões onde aparentemente não havia estrelas: nebulosas escuras, que absorviam quase totlmente a luz das estrelas…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.