Raiva – Prevenção e Causas

Publicado em 22/04/2003

Raiva - Prevenção e Causas

Breve Histórico

O "Código de Eshnunna", elaborado na Mesopotâmia, século 23 A.C., especifica e determina a quantia que deveria ser paga se uma pessoa morresse em decorrência da mordida de um cachorro louco. Os registros, na antiga Babilônia, relatam a transmissão de raiva por cães para pessoas, através de mordedura, com uma visão epidemiológica utilizada até os dias de hoje.

A raiva e seu forma de transmissão foram também relatadas na Grécia desde o século III D.C. Aristóteles a descreveu em camelos e em cavalos. Filomeno, erudito grego, estimou seu período de incubação variando de 40 dias a vários anos.Os escritores romanos do século I D.C., Celso e Plínio, descreviam a raiva e seu tratamento, assim como Célio Aureliano, do século V D.C., que afirmava ser a raiva do homem causada por mordidas de cães, raposas, cavalos, macacos, lobos, ursos, leopardos e aves. (Hatshbach, P.I., 1989).

Nas Américas, a raiva canina foi citada pela primeira vez no México (1709) e em Barbados (1741). No período de 1768 a 1771 foi descrita uma epizootia na cidade de Boston, Estados Unidos, transmitida por raposas e cães.

Na América Latina a raiva é conhecida desde as primeiras expedições colonizadoras quando homens e animais morreram em consequência da enfermidade transmitida por morcegos hematófagos. Supostamente a raiva canina foi introduzida através de cães infectados que vieram acompanhando a estes…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.