A Terapia Ocupacional no Processo de Inclusão Escolar

Publicado em 29/08/2016

Para que o trabalho acontecesse o governo organizou o Plano Nacional de Educação/2000/CNE, aprovado pela Lei 10.172/2001, com o objetivo de garantir a formação dos profissionais da educação, tanto docentes como funcionários, nas Secretarias Estaduais e Municipais da Educação (BRASIL, 2001).

A Política Nacional de educação especial na perspectiva da educação inclusiva apresentada em 2008 objetivou assegurar a inclusão escolar de alunos com deficiência, transtornos globais de desenvolvimento e altas habilidades/superdotação, orientando os sistemas de ensino para garantir o acesso ao ensino regular com participação, aprendizagem e continuidade nos níveis mais elevados do ensino. A política garantiu, também, a formação de professores, e demais profissionais da educação, para o atendimento educacional especializado; participação da família e da comunidade; acessibilidade arquitetônica nos transportes, nos mobiliários, nas comunicações e na informação; e articulação intersetorial na mplementação das políticas públicas (BRASIL, 2008).

A Resolução nº 2, do Conselho Nacional de Educação/ CNE/ CEB/ 2011, que veio em seguida, garantiu em seu artigo 1º, as diretrizes nacionais para a educação de alunos com necessidades especiais em todas as etapas e modalidades da educação básica, ratificando a obrigatoriedade dos sistemas de ensino quanto à matrícula dos alunos. O artigo diz que cabe às escolas…

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