Infecções Endodônticas

Publicado em 11/03/2006

INFECÇÕES ENDODÔNTICAS

1999


INTRODUÇÃO

A maioria dos estudos relacionada a microbióta endodôntica indicava o predomínio das bactérias facultativas, até o início da década de 70, as espécies eram Streptococcus mitis, Streptococcus salivarius, Streptococcus mutans, Streptococcus sanguis e enterococos. Staphilococcus epidermides, lactobacilos, pseudomonas e Cândida albicans eram freqüentemente encontrados em isolados de canais radiculares infectadas.

Em meados da década de 70 com o desenvolvimento e aperfeiçoamento das técnicas de isolamento e cultivo de anaeróbios estritos, foi gerado um interesse considerável quanto o papel destes microorganismos na patogênese das doenças endodônticas.

Em 1976, foi avaliada a condição bacteriológica de canais radiculares de dentes traumatizados, com coroas e polpas necrosadas. Com estes estudos foram observados vários achados importantes:

  • Bactérias anaeróbias estritas que representaram cerca de 90% dos isolados.
  • Bactérias apenas foram encontradas em casos de dentes com lesões perirradiculares associadas, esse achado ajudou a derrubar o conceito de que o tecido pulpar necrosado, mas estéril, é um irritante tecidual (amostra de dentes traumatizados, sem exposição pulpar).
  • Casos sintomáticos foram diretamente relacionado a um maior número de bactérias no canal.
  • O número de espécies bacterianas no interior dos canais variou de 1 a 12.

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.