FISIOLOGIA E DIAGN?TICO SALIVAR – Recursos Diagn^cos de Doen? Orais e Sist?cas e Monitoramento de Drogas e Horm^s

Publicado em 27/08/2010

3.3 Diagnóstico salivar para detectar patologias

A saliva tem sido usada para diagnosticar riscos de cáries através da presença de S. mutans e Lactobacillus spp, assim como a do ácido láctico (desmineraliza superfície subjacente levando ao início da lesão cariosa). Também pode diagnosticar a presença de bactérias patogênicas periodontais e de Cândida spp. Técnicas de sialometria permitem a análise quantitativa e qualitativa do fluxo salivar (LLENA PUY, 2006; CONCEIÇÃO; MAROCCHIO; FAGUNDES, 2006; LLENA; ALMERICH; FORNER, 2004).
A fibrose cística (doença hereditária caracterizada por uma alteração do transporte de eletrólito nas células epiteliais) está ligada ao aumento do volume de sódio, cloreto, cálcio, fosfato, lipídios (66% mais lipídios/100 ml de saliva que indivíduos saudáveis) e proteínas na saliva, além de apresentar níveis elevados de prostaglandina E2 (LLENA PUY, 2006; SLOMIANY et al., 1982).
Para diagnosticar doenças celíacas, a detecção de anticorpos IgA e IgG antigliadina na saliva revela alta especificidade e baixa sensibilidade, enquanto que a determinação destes no soro é altamente sensível e menos específica para IgG. Neste artigo, os anticorpos antigliadina IgA e IgG do sangue apresentaram sensibilidade de 72,2% e 100%, respectivamente; e especificidade de 96,6% e 63,3%, respectivamente. Na saliva a imunoglobulina A apresentou 61,2% de sensibilidade e 93,3% de especificidade, enquanto que o anticorpo IgG obteve 50% de sensibilidade e 93,3% de especificidade. Assim sendo, o fluído oral é mais específico para anticorpo IgG antigliadina que o soro. Tais dados foram determinados através de…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.