O Conceito de Holismo na Psicologia Brasileira Contemporânea

Publicado em 11/11/2016

Em sua empreitada de “reencantamento” da ciência os cientistas alemães, segundo Harrington (apud Harwood, 1998) lançaram mão de metáforas próximas do vocabulário anti-modernista para a solução de problemas específicos: por exemplo, o modelo localizacionista do cérebro, que era incapaz de explicar a capacidade de recuperação funcional de lesões corticais, fora substituído por um modelo integracionista, “holístico”. Com a intensificação do sentimento anti-modernista após a Primeira Guerra Mundial, esse novo vocabulário científico angariou autoridade nos meios intelectuais engajados em críticas sociais e políticas.

Acreditamos que a penetração do pensamento holista nas esferas política, social e científica na Alemanha do começo do século XX explique ao menos parcialmente a imensa variedade de sentidos em que o termo “holismo” é utilizado. Harrington chama atenção para o caráter “ideologicamente multivalente” do holismo, tendo sido usado tanto a favor como contra a ciência, por materialistas e não-materialistas, e mesmo entre visões políticas antagônicas (como a apropriação do holismo pelos nazistas).

Dessa forma, cresce em importância a necessidade de esclarecermos em que sentido as principais teorias psicológicas são ditas “holísticas”, diferenciando, por exemplo, o significado de “holismo” referente à Psicologia da Gestalt daquele da Psicologia Transpessoal,…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.