O Conceito de Holismo na Psicologia Brasileira Contemporânea

Publicado em 11/11/2016

Com essa ressalva em mente, voltemos ao conceito de normose. Para fins de argumentação, vamos admitir como verdadeira a afirmação de que o pensamento racionalista, nos moldes cartesianos, constitui o pilar central da cultura ocidental moderna e contemporânea (uma generalização que consideramos, no entanto, apressada). Nesse caso, seria altamente desejável que os holistas apontassem correlações positivas entre as normoses e suas conseqüências nefastas. Em alguns casos, isto pode ser bastante fácil, como o machismo, a degradação ambiental e o abuso de drogas. No entanto, tais práticas já eram amplamente condenadas pelos padrões morais de nossa época, mesmo antes que os holistas tivessem qualquer influência e, decididamente, não foram eles que descobriram, por exemplo, que fumar faz mal, e sim os mesmos “racionalistas” que eles condenam.

Nos casos em que os argumentos holísticos poderiam ser relevantes, as correlações não são apontadas com clareza: de que maneira a “fantasia dualista” poderia causar “sofrimento, doença e morte”? Não fica demonstrado de que modo a suposição de que habitamos um mundo, ao invés de sermos parte dele – algo que, em outras circunstâncias, poderia ser considerado um fato óbvio – contribui para nossa própria derrocada moral e física. Precisamos acreditar que somos uma casa, ao invés de morarmos em uma, para evitar que a depredemos? E por que isso evitaria, já que o suicídio também é uma normose? Talvez estejamos simplificando…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.