O Conceito de Holismo na Psicologia Brasileira Contemporânea

Publicado em 11/11/2016

“Um exemplo trágico e chocante: se você tiver uma experiência mística legítima [...] e contar isso ao médico, ao psicólogo [...] eles dirão que você está doente, que necessita de tratamento. Para os representantes de uma normose cientificista, muito em voga, não existe a categoria do numinoso e do espiritual. Para eles, Cristo e Buda são ilusões; ou, pior que isso, são degenerações, o ópio do povo ignorante, ilusão e alienação patológica.” (Ibidem, p48)

Se os resultados de um eventual teste parapsicológico, conduzido com o rigor adequado, contrariasse as expectativas holísticas, é de se esperar que a aptidão e também a idoneidade dos experimentadores fosse imediatamente colocada sob suspeita, ao menos com base no tom hostil do trecho citado, e nosso argumento é que a normose tem a função de facilitar esse tipo de manobra de resguardo, algo que os falsificacionistas tanto rejeitam.

A função da normose é prover substrato teórico para invalidar os falsificadores potenciais das hipóteses holísticas, e o resultado disso é que suas proposições, outrora altamente falseáveis, enquanto consideradas independentemente, acabam por tornarem-se completamente não-falseáveis, porque qualquer crítica pode ser rejeitada desqualificando-se a integridade psicológica do autor (o fato de que os argumenta ad hominen são logicamente inválidos apenas enfraquece a posição holista ainda mais). Mas o custo desse formidável “escudo anti-mísseis” parece…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.