– A INFLU?CIA DA MODERNIDADE NOS HBITOS ALIMENTARES IND?ENAS –

Publicado em 27/08/2010

2.2. Capítulo II A influência indígena na alimentação brasileira e as mudanças ocorridas no perfil alimentar desse povo.

A alimentação sempre esteve e ainda está bastante relacionada à história dos diferentes povos. Assim, para se caracterizar e compreender as origens de nossos hábitos alimentares é preciso recordar o passado, os costumes indígenas, a colonização, os efeitos da escravidão e a evolução da sociedade como um todo até se chegar ao período atual. Com relação aos nossos índios, os alimentos mais importantes eram produzidos pela terra, como raízes, folhas, legumes e frutos. São citados: abacaxi, jabuticaba, caju, cajá, araçá, goiaba, maracujá, mamão, laranja, limão, castanhas, milho, mandioca, cará, feijões, favas, amendoim. (RECINE, 2008).
Segundo Santos (2007), podemos citar alguns exemplos da influência indígena na alimentação brasileira dos dias atuais:
O uso da polpa do buriti no preparo de refrescos e outros alimentos.
A pipoca, cuja receita consistia em jogar o milho verde com sal no borralho e depois soprar as cinzas.
O uso da mandioca na produção dos mais variados alimentos: tapioca, farinhas, cauim. Com o objetivo de tornar comestível a raiz da mandioca amarga, os Tupis espremiam sua polpa no tipiti (prensa destinada a extrair a água que continha a substância venenosa), amassavam e, depois, assavam-na ou torravam-na em grandes recipientes circulares de barro. A mandioca doce era normalmente comida depois de descascada e assada diretamente nas brasas.
Refresco de guaraná. Os índios…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.