Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Nutrição

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Atuação do Nutricionista no Programa Saúde Família

Trabalho enviado por: Raphael Benevenito de Souza

Data: 10/05/2006

ATUAÇÃO DO NUTRICIONISTA EM PSF


1.
O programa saúde da família é um movimento que se estruturou em 1966, nos EUA, quando alguns comitês formados pela American Medial Association, elaboraram documentos para uma política federal e estadual que financiasse a formação de médicos de família em cursos de pós-graduação.

 A estratégia de Saúde da Família é um projeto dinamizador do SUS, condicionada pela evolução histórica e organização do sistema de saúde no Brasil. A velocidade de expansão da Saúde da Família comprova a adesão de gestores estaduais e municipais aos seus princípios.

A estratégia do PSF foi iniciada no Brasil em junho de 1991, com a implantação do programa de Agentes Comunitários de Saúde (PACS). A implantação do PSF e do PACS ocorre por adesão espontânea dos Estados e municípios que cumprem os seguintes requisitos:

  • Estar habilitado na Norma Operacional Básica do SUS/NOB-SUS/96; elaborar projeto de implantação do PSF/PACS de acordo com as diretrizes do programa;
  • Ter aprovação de sua implantação do PSF/PACS pelo Conselho Municipal de Saúde/CMS;
  • Garantir a inclusão da proposta de trabalho do PSF/PACS no Plano Municipal de Saúde;
  • Garantir a infra-estrutura de funcionamento da Unidade de Saúde do PSF;
  • Garantir a integração do PSF à rede de serviços de saúde complementares, de forma a assegurar a referência e contra-referência quando os problemas exigirem maior grau de complexidade para sua resolução;
  • Manter a organização de uma equipe composta por (01) profissional médico, (01) profissional enfermeiro, (01) profissional auxiliar e/ou técnico de enfermagem podendo ser acrescido ou não de Agente Comunitário de Saúde/ACS.
  • Garantir a integração do ACS na rede básica dentro da área de abrangência do PACS;
  • Garantir o programa de educação continuada para a equipe do PACS;
  • Ter 01 enfermeiro supervisor para cada 30 ACS, em plena parceria entre a União, Estados e municípios, co-responsáveis na proteção da saúde da população brasileira.

Em janeiro de 1994, foram formadas as primeiras equipes de saúde da família, incorporando e ampliando a atuação dos agentes comunitários (cada equipe do PSF tem cerca de quatro a seis ACS; este número pode variar de acordo com o tamanho do grupo sob a responsabilidade da equipe, numa proporção média de um agente para 575 pessoas acompanhadas).

Seu principal propósito é o de reorganizar a prática da atenção à saúde em novas bases e substituir o modelo tradicional, levando a...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town