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A Alimentação nas Diferentes Fases da Vida

Trabalho enviado por: Zé Moleza

Data: 17/10/2016

Introdução

Para se ter uma boa saúde temos que começar desde cedo a selecionar os alimentos que nos fazem bem, e deixar de lado os que nos prejudicam. O trabalho a seguir irá mostrar as diferentes fases da vida, desde a alimentação adequada da gestante até o idoso, mostrará as doenças causadas pela ingestão de alimentos maléficos e a famosa “busca pelo corpo perfeito” ingerindo alimentos não saudáveis.”

Gestação

Durante o período gestacional ocorrem constantes mudanças fisiológicas e psicológicas. Desta forma, torna-se essencial o acompanhamento multidisciplinar pré-natal, visando à saúde tanto da mãe quanto do bebê.

• O acompanhamento nutricional tem como objetivos:

- Auxiliar na prática de hábitos alimentares saudáveis;
- Avaliar o estado nutricional da gestante;
- Calcular a quantidade de peso saudável que a gestante deverá ganhar durante toda a gestação;
- Acompanhar o ganho de peso durante a gestação;
- Garantir adequado aporte nutricional para mãe e bebê;
- Auxiliar quando ocorrer náuseas, vômitos, desconforto intestinal entre outros.O ideal é que o acompanhamento inicie-se no primeiro trimestre de gestação. Nesta fase ocorre o desenvolvimento dos órgãos do sistema nervoso (cérebro), estrutura esquelética (dedos dos pés e mãos, coluna, pescoço) e formação de ossos e cartilagens do feto

A alimentação neste período deve:

alimentação nas diferentes fases da vida1

Neste período são comuns os sintomas de náuseas e vômitos. Algumas orientações nutricionais auxiliam na melhora dos sintomas:

- Evitar muitas horas em jejum (sem se alimentar);
- Realizar refeições fracionadas (várias vezes ao dia e em menor quantidade);
- Evitar alimentos muito condimentados ou que contenham forte odor;
- Alimentos gordurosos e frituras podem propiciar o aumento dos sintomas;
- Evitar a ingestão de líquidos durante as refeições;
- Evitar deitar-se após as refeições;
- Alguns outros sinais e sintomas são comuns ao período gestacional.

Vejam quais são e o que se pode fazer para amenizá-los:

alimentação nas diferentes fases da vida2

* A prática de atividade física com o acompanhamento médico e de um profissional especializado auxilia na redução dos sintomas, além de ser saudável para a mãe e para o bebê.

Durante o segundo trimestre e o terceiro trimestre de gestação o bebê continua a crescer e se desenvolver. As necessidades de vitaminas, minerais e proteínas devem ser monitoradas e atendidas com uma alimentação balanceada, a fim de evitar deficiência de algum nutriente na mãe e prejudicar a gestação e a saúde do bebê.

As fontes de proteínas devem ser variadas:

• Origem animal: carne vermelha, frango, peixe, leite e seus derivados.
• Origem vegetal: soja, feijão, lentilha, grão de bico.

As fontes de vitaminas e minerais devem ser variadas:

• Diversificar o consumo de verduras e legumes;
• Dar preferências aos legumes e verduras crus;
• Variar o consumo de frutas;
• Consumir frutas cítricas (possuem vitamina C – importante para melhorar a defesa imunológica e aumentar a absorção de ferro);
• O consumo de água deve manter-se entre 1,5 a 2,0 litros/dia;
• A prática de atividade física deve ser mantida, quando autorizada pelo médico;
• Manter uma alimentação fracionada e com menor volume;
• Tomar sol ajuda na produção de Vitamina D – auxilia na fixação do cálcio nos ossos.

O acompanhamento nutricional visa, durante toda a gestação, suprir as necessidades da mãe e do bebê, auxiliando na escolha correta dos alimentos, hábitos alimentares saudáveis, acompanhando o estado nutricional da mãe e o crescimento do bebê.

Nutrizes

Durante a amamentação não há razão para iniciar uma dieta. Ela pode comprometer a produção e a quantidade de leite e, conseqüentemente, prejudicar a nutrição do bebê. Para produzir uma boa quantidade de leite, a mãe necessita de uma alimentação balanceada, com aproximadamente 2500 calorias por dia, e muitos copos de água ou qualquer outro líquido, além de relaxar bastante.

Ela pode aproveitar para descansar durante os períodos de sono do bebê, deixando afazeres e compromissos para outras pessoas. Nessa fase, todos têm que ajudar.

As mães vegetarianas devem redobrar os cuidados com a alimentação e se certificar de estar ingerindo vitaminas e minerais suficientes para alimentar ela e o bebê. Uma consulta com um nutricionista pode ser a melhor opção para elaborar um cardápio adequado, com refeições e lanches saudáveis.

É claro que remédios, bebidas e fumo não combinam com...

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