Fisiologia da Linguagem: Aprendizagem e Memória

Publicado em 23/01/2019

2.2.3.6 - A imitação, o desejo de falar 

O papel da imitação no acesso a linguagem é essencial: desde os primeiros elementos verbais comunicantes, a criança penetra na via da linguagem falada pelos próximos e esta linguagem constitui-se como modelo e referência constante. Entre 1 e 2 anos, a transformação de vocabulário em palavras reconhecíveis, ou o surgimento de palavras ainda deformadas, emprestada da linguagem adulta fazem-se por um trabalho constante, no qual se vêem ensaios de imitação por tentativa dirigida ( LAUNAY & MAISONNY, 1989 ).

Entretanto a imitação pode exercitar-se em níveis muito diversos, desde a reprodução passiva, simplesmente mimética, até a imitação lúdica e dinâmica que se integra num aprendizado. Como diz Guillaume, " imitar não é fazer como o outro, mas chegar ao mesmo resultado ". Estes dois pólos de imitação estão em jogo na aquisição da linguagem. Este segundo aspecto, da imitação-aprendizado, foi colocado em evidência particularmente por Gustave Guillaume, que situa entre 6 e 9 meses os primeiros sinais de aparição ( LAUNAY & MAISONNY, 1989 ).

A forma mais simples de imitação da linguagem é a imitação fonética, que pode ser apenas uma reprodução  mimética passiva; alguma s repetições, que permanecem que permanece sem significado para a criança, são deste tipo. O exemplo mais demonstrativo é fornecido por alguns oligofrênicos muito condicionados no domínio puramente práxico, que adquire uma verdadeira linguagem desvinculada de significação ( LAUNAY & MAISONNY, 1989 ).

2.2.3.7 - A linguagem depois dos três anos

Quando nos interessamos pela aquisição da linguagem, um fato parece notável: nas obras de lingüística, encontram-se numerosos invertários progressivo do diz a criança desde a primeira lalação até a primeira frase com significado, mas, além do período em que o discurso infatil…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.