Tabu do Corpo – Feticeiros, Médicos e Semíologos

Publicado em 23/07/2003

Resumo Crítico: Tabu do Corpo

Campina Grande–PB, 30/04/02


Bibliografia
:

RODRIGUES, José Carlos. Tabu do Corpo. Rio de Janeiro, Achiamé, 1983.

No texto "Feiticeiros, Médicos e Semiólogos", José Carlos Rodrigues discorre, de forma analítica, basicamente acerca da diversidade cultural presente entre as sociedades, representadas pelas normas de conduta; pela visão sobre o "doente" e a "doença", causas, práticas curativas e diagnósticos; etc. No referido escrito, também são analisadas as denotações e conotações do corpo humano, através das "técnicas do corpo" e toda a sua expressão característica do organismo humano.

Normalmente, consideramos os hábitos higiênicos e alimentares praticados por nossa sociedade de fundamental importância para a existência de uma estrutura biológica salutar. Todavia, muitos povos atingem graus de saúde comparáveis ou superiores aos nossos através de convenções completamente diferentes. Cada sociedade determina, de certo modo, a longevidade de ser indivíduos e de que forma normalmente deveram vir a óbito. As próprias categorias de morte legítima e de causas de morte são entidades construídas culturalmente, e algumas sociedades não acreditam em "morte natural", devendo cada uma ser atribuída a uma vingança, ou a atos de feitiçaria. Assim como as doenças, a medicina varia através do tempo e do espaço. Não somente variam as doenças e as medicinas, como também variam…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.