Articulações (Junturas)

Publicado em 15/06/2005

ARTICULAÇÕES (JUNTURAS)


Governador Valadares


Setembro de 2002



1.0- INTRODUÇÃO

Os ossos unem-se uns aos outros para constituir o esqueleto. Essa união não tem a finalidade exclusiva de colocar os ossos em contato, mas também a de permitir mobilidade. Por outro lado, como esta união não se faz da mesma maneira entre todos os ossos, a maior ou menor possibilidade de movimento varia com o tipo de união. Para designar a conexão existente entre quaisquer partes rígidas do esqueleto, querem seja ossos, quer cartilagens, empregamos os termos junturas ou articulações.


Embora apresentem consideradas variações entre elas, as junturas possuem certos aspectos estruturais e funcionais em comum que permitem classificá-las em três grandes grupos: fibrosas, cartilaginosas e sinoviais. O critério para essa classificação é o da natureza do elemento que se interpõe às peças que se articulam.



2.0- ARTICULAÇÕES FIBROSAS

As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos juntos por tecido conjuntivo fibroso. Devido ao seu papel na resistência da articulação, o tecido conjuntivo fibroso é também referido como "ligamento sutural". Há muito pouco material entre extremidade dos ossos, e não se executa nenhum movimento apreciável. Por esse motivo, as articulações fibrosas são também classificadas como "sinartroses" (syn=junto com, união; arthron=articulação) – isto é, uma articulação imóvel. Entretanto, movimentos de pequena amplitude são, de fato, executados em algumas sinartroses. Há dois tipos principais de articulações fibrosas, "suturas" e "sindesmoses", dependendo em parte do comprimento das…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.