Estudo da Demanda Espontânea do Uso de Glicocorticóides

Publicado em 05/08/2003

Estudo da Demanda Espontânea sobre o Uso dos Glicocorticóides

Pontal do Araguaia, maio de 2002.


Agradecemos

  • ao Secretário de Saúde de Itabira, que nos concedeu importantes informações sobre a cidade
  • aos funcionários, que nos receberam bem
  • aos proprietários, que ofereceram o local da pesquisa, nos dando total apoio
  • aos nossos pais, pelo amor e carinho que recebemos e por investirem em nosso futuro.


1. Corticosteróides

Histórico

Em 1563, Bartolomeo Eustacchhhio descreveu pela primeira vez a existência das adrenais como glândulas situadas sobre o pólo superior dos rins, porém não se sabia a sua função. Somente em 1855, Thomas Addison percebeu que sem as glândulas o paciente morria em poucos dias (doença de Addison, síndrome decorrente da destruição das supra-renais). A partir de 1930, a "cortina" foi separada da adrenalina, desde então os glicocorticóides tiveram sua importância reconhecida.

Cushing, no início deste século, descreveu o quadro de hipercortisolismo, e no início da década de 30, ele observou a relação entre a hipófise e a adrenal.

Em 1948, Hench tentou, com grande sucesso, a cortisona em pacientes portadores da artrite reumatóide, iniciando assim a corticoterapia.

Em 1952, Astwood purificou o hormônio ACTH (adrenocorticotrófico) e só em 1981 Vale consegui demonstrar a estrutura do CRH (hormônio liberador do ACTH).

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.