Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Farmácia

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

A Importância do Ato de Ler

Trabalho enviado por: Geisa Aparecida Franco Severino

Data: 12/10/2005

A Importância do Ato de Ler

Brasília DF, 10 de Outubro de 2005


A importância do ato de Ler: em três artigos que se completam, de Paulo Freire esta na sua 46ª edição , foi impresso no Brasil em fevereiro de 2005, publicado pela editora São Paulo Cortez, Rua Bartira ,317- Perdizes em São Paulo SP, o livro contém 87 páginas no formato de bolso.


Credenciais do Autor

Paulo Reglus Neves Freire, nasceu no Recife , em 19 de setembro de 1921, faleceu em São Paulo no dia 2 de maio de 1997. Sua história de vida é marcada por três períodos , caracterizados por desiguais referências de espaço e tempo . As etapas em que se divide a biografia de Paulo Freire são: O Tempo de Recife, o Tempo de exílio e o Tempo de São Paulo. É considerado um dos grandes pedagogos da atualidade e respeitado mundialmente, embora suas idéias e práticas tenham sido objeto das mais diversas críticas, é inegável a sua grande contribuição em favor da educação popular. Publicou várias obras que foram traduzidas e comentadas em vários paises. Em 1943 ingressou na faculdade de Direito, suas principais experiências educacionais foram realizadas em 1962. Suas principais experiências educacionais foram realizadas em 1962, em Angicos, no Rio Grande do Norte, onde 300 trabalhadores rurais se alfabetizaram em 45 dias. Participou ativamente do Movimento de Cultura Popular do Recife. Suas atividades são interrompidas com o golpe militar de 1964, que determinou sua prisão . Exila-se por 14 anos no Chile e posteriormente vive como cidadão do mundo. Com sua participação, o Chile recebe uma distinção da UNESCO, por ser um dos países que mais contribuíram com a época para a superação do analfabetismo. Em 1970, junto a outros brasileiros exilados, em Genebra, Suíça, cria o IDAC (Instituto de Ação Cultural), que assessora diversos movimentos populares, em vários locais do mundo. Retornando do exílio, Paulo Freire continua com suas atividades de escritor e debatedor, assume cargos em universidades e ocupa, ainda, o cargo de Secretario Municipal de Educação da Prefeitura de São Paulo, na gestão da Prefeita Luisa Erundina, do PT. Algumas de suas principais obras: Educação com prática de Liberdade, Pedagogia do Oprimido, Cartas á Guine Bissau, Vivendo e Aprendendo, A importância do ato de Ler.


Introdução

A importância do ato de ler. Cortez/Autores Associados, 1982. O presente livro de Paulo Freire constitui-se em uma palestra sobre a importância do ato de ler em uma comunicação sobre as relações da biblioteca popular com a alfabetização de adultos e em um artigo expõe a experiência de alfabetização de adultos desenvolvida pelo autor e sua equipe em São Tomé e Príncipe. Trata-se de um dos livros mais lidos da obra de Paulo Freire. Numa linguagem que mescla a narrativa da prática pedagógica e a reflexão crítica, esse autor explicita o sentido e a importância da leitura da palavra como ferramenta substancial no desafio de reconstruir o mundo, pronunciá-lo para, ao...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town