Relação Entre Alto Índice de Massa Corporal e Hipertensão Arterial

Publicado em 27/08/2010

1 INTRODUÇÃO

A hipertensão arterial sistêmica (HAS) é uma doença crônica que muitas vezes é assintomática, consiste na soma de fatores de risco modificáveis e não modificáveis que contribuem para o seu surgimento. Entre os fatores de risco modificáveis incluem estresse, vida sedentária, obesidade, falta de nutrientes, tabagismo, etilismo e pílulas anticoncepcionais. Entre os não modificáveis estão a história familiar, a idade, o sexo e o grupo étnico (CERCATO et al, 2000).
A HAS é definida como pressão arterial sistólica (PAS) maior ou igual a 140 mmHg e diastólica (PAD) maior ou igual a 90 mmHg em pelo menos duas tomadas em momentos distintos (LIMA et al, 2006).
Conforme estudos americanos (WHO, 1994), a prevalência de HAS aumenta progressivamente com a idade em ambos os sexos. Diversos estudos demonstram prevalência elevada de HAS também na população brasileira (WHO, 1994). De acordo com Mano (2007), estudos mais recentes demonstram prevalência de 26% da população geral adulta, variando conforme o estudo e a localidade pesquisada de 22,3 até 44%, conforme dados da última diretriz. Os seguimentos sociais mais pobres são os que possuem maior prevalência de HAS.
As causas da HAS variam tanto fisiologicamente, com o aumento da idade e consequentemente com alterações vasculares no envelhecimento, quanto socialmente, com um estilo de vida inadequado associando fatores como tabagismo, sedentarismo, diabetes e a obesidade, como citam Santos et al (2005).
A obesidade pode ser entendida como um desequilíbrio energético, ou seja, a energia ingerida é maior do que a energia despendida por um longo período de tempo. Uma pessoa é considerada obesa quando seu…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.