Metodos de Controle da Dor no Parto: Uma Abordagem do Enfermeiro

Publicado em 27/08/2010

4.3.2 Parto Cesárea

Caracterizada por um ato cirúrgico que consiste em incisar o abdome e a parede do útero gestante para liberar o concepto aí desenvolvido, a cesárea foi criada para retirar e salvar o feto e a mãe nos partos complicados onde a via vaginal não era possível. Quando bem indicada, casos como sofrimento fetal agudo ou crônico, apresentações anômalas, placenta prévia, descolamento prematuro da placenta, procidência de cordão, malformações congênitas, herpes genital, infecção pelo HIV, desproporção cefalopélvica e, podem salvar a vida da gestante e do feto. Acontece que muitas cesarianas realizadas em todo o mundo são medicamente desnecessárias. (REZENDE, 2008; FOGAÇA; SCHNECK; RIESCO, 2007)
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a taxa ideal de partos cesáreos deve ficar em torno de 7 a 10%, não ultrapassando 15%. Entretanto, nos últimos anos ocorreu uma "epidemia mundial" de cesarianas. Hoje em dia, cerca de uma em cada quatro mulheres que ultrapassa as portas de um centro obstétrico será submetida a uma cirurgia abdominal de grande porte. Na Holanda, essa proporção é de 14%, nos Estados Unidos 29,1% no México 34%. Isso ocorre em parte porque a cesariana passou a ser aceita culturalmente como um modo normal de dar à luz um neonato. (RATTNER, 2005; MINISTÉRIO DA SAÚDE, 2009).
Recentemente o Brasil conseguiu deixar o posto de campeão de cesarianas, hoje ocupado pelo Chile. A cesariana representa 36%, variando de 20% a 48% dos partos conforme a região. Esse fato pode ser parcialmente creditado a uma medida adotada pelo Ministério da Saúde, que fixou limite de 40% nas cesarianas feitas pelo Sistema…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.