Estudo de Caso – Hansenmase

Publicado em 22/04/2003

6.5. Recidivas

A ocorrência de sinais de atividade clínica da hanseníase segundo os critérios da OMS, após a alta por cura, são considerados recidivas.
Nestes casos, o paciente reiniciará o tratamento seguindo as normas e procedimentos já descritos. O aparecimento de recidiva após o término do tratamento poliquimioterápico segundo dados da OMS disponíveis é na ordem de 0,74% dos MB e 1,09 nos PB.
Muitas vezes é difícil distinguir entre recidiva e reação reversa, por isso é essencial fazer-se a identificação correta para instituir o tratamento adequado.

6.6. Medicamentos utilizados

Rifampicina

Indicações: droga de primeira linha no tratamento da tuberculose e hanseníase.
Ações: bacteriostático sobre o M. tuberculosis e M. leprae, aparentemente pela inibição da RNA polimerase DNA dependente.

Efeitos colaterais: rubor de face e pescoço, prurido e rash cutâneo generalizado, diminuição do apetite, náuseas, ocasionalmente vômitos e diarréia, dor abdominal leve, pode haver icterícia, púrpuras ou sangramentos anormais, como epistaxes, hemorragias gengivais e uterinas poderão ocorrer; nestes casos encaminhar ao hospital. Pode ocorrer síndrome pseudogripal: rara - ocorre a partir da segunda ou quarta dose supervisionada devido a hipersensibilidade quando o medicamento é utilizado em dose intermitente. Manifesta-se por febre, calafrios, astenia, mialgias, cefaléia e ocasionalmente dores ósseas. Pode cursar com eusinofilia, nefrite intersticial, necrose tubular aguda, trobocitopenia, anemia hemolítica e…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.