A importância de Implantar a disciplina políticas de saúde públicas na matriz curricular do ensino fundamental

Publicado em 21/08/2014

2.3- Importâncias da escola que se almeja

             A escola que se ambiciona, deve estar regularizada na lógica de um ambiente ideal para edificação de uma sociedade sadia, uma escola democrática com formação para a cidadania. Aquela que combata de todas as formas a exclusão social e que entenda o aluno como ser integral. E que possa, ao mesmo tempo, trabalhar a relação escola, aluno e família, tendo-se assim a necessidade de incluir a família em suas ações. Motivo que deve romper com as visões habituais, funcionalistas ou sistêmicos mecanicistas da escola, e ir além de a visão desta como um depósito do saber, buscando assim uma escola que inclui libertadora e que valorize a desigualdade.

A legislação do SUS foi organizada com a finalidade de fazer o cidadão desempenhar sua real função participativa e controladora nas ações e decisões da política de saúde através dos Conselhos e Conferências de Saúde, nos níveis federal, estadual, municipal e local. A necessidade da participação social está no artigo 198 da constituição Federal de 1988, como uma das diretrizes do SUS, como também na lei N°8.142/90 (Brasil 1990).

           Os conselhos locais e Municipais de saúde são os mecanismos de controle social que mais avançam na aproximação com a necessidade e demanda dos cidadãos.…

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