Treinamento Continuado de Defesa Pessoal Policial

Publicado em 21/08/2014

excesso doloso ou culposo”. (CÓDIGO PENAL, BRASIL, 1940) 
Para tratar do estado de necessidade temos o artigo 24 e para tratar sobre legítima 
defesa temos o artigo 25, todos do Código Penal. Vejamos tais artigos: 
Art. 24.Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo evitar, direito próprio ou alheio, cujo sacrifício, ou circunstâncias, não era razoável exigir-se[...] § 1°Não pode alegar o estado de necessidade quem tinha o dever legal de enfrentar o perigo. § 2° Embora seja razoável exigir-se o sacrifício, do direito ameaçado, a pena poderá ser reduzida de um a dois terços. (CÓDIGO PENAL, BRASIL, 1940) Art. 25. Entende-se em legítima defesa quem, usando moderadamente dos meios necessários, repele injusta agressão, atual ou iminente, a direito seu ou de outrem. (CÓDIGO PENAL, BRASIL, 1940) 

Para Pinto e Valério (2002), o “estado de necessidade” representa uma agressão atual 
ou iminente e injusta, contra a qual haverá uma reação, enquanto a “legítima defesa” 
representa uma situação de perigo que ameaça direito do agente ou de terceiro, que tem de ser 
atual e inevitável, além da inexigibilidade de sacrifício do bem ameaçado, consideradas as 
circunstâncias. 
Buscando detalhar os referidos conceitos, Führer (1999, p.69) faz uma análise sobre 
estado de necessidade e legítima defesa, respectivamente: 
Considera-se em estado de necessidade quem pratica o fato para salvar de perigo atual, que não provocou por sua vontade, nem podia de outro modo…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.