Prova de 5.000

Publicado em 30/05/2006

PROVA DE 5.000m RASOS

SÃO PAULO

MAIO 06


HISTÓRIA DOS 5.000m


Tem origem na antiguidade e a primeira referência vê-nos da 15a olimpíada (720 a .C); a "dolichos" inspirava-se nas proezas dos mensageiros militares , que transportavam mensagens e instruções por grandes distâncias, principalmente em tempo de guerra.

Todavia, não era um evento popular!

Em nossa época, a partir de meados do século XIX, as corridas de fundo gozavam de grande interesse popular, e assim surgiu o primeiro tempo primeiro de novembro de 1987, 16’.34".6, obtido em paris pelo gaulês George Touquet-Daunis.

Já na era IAAF, temos o primeiro tempo de 14’.36".6, marcado pelo finlandês Johannes Kolehmainen em Estocolmo, em 10 de julho de 1912, na final da V Olimpíada, após luta empolgante com o francês Jean Bouin, que, batido no "sprint", marcou mais 1 décimo.

No Brasil, o primeiro recorde reconhecido foi do atleta Francisco P. Amaral, vencedor do I Campeonato Brasileiro em 1925, com o tempo de 16’.52".9.

Os últimos vinte anos estão marcados por um avanço espetacular em distâncias longas. No começo do ano de 1953, um só atleta em todo o mundo havia conseguido chegar abaixo dos 14 minutos nos 5.000 m…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.