Zé Moleza | TCC, monografias e trabalhos feitos. Pesquise já!

Você está em Trabalhos Acadêmicos > Biológicas > Educação Física

Favoritos Seus trabalhos favoritos: 0


Publicidade

Trabalho em Destaque

Título: A Proteção Social

1 INTRODUÇÃO O nascedouro foi em 1883, na Alemanha com o Chanceler Bismarck. Foi um marco tanto da Seguridade Social como da Previdência Social (primeiro sistema escrito de previdência social – seguro social). A forma de contribuição ou custeio para…


Publicidade

Conceitos de Habilidades Motoras e Capacidade Física

Trabalho enviado por: Rebeca Caruso Vitelli

Data: 25/09/2009

Conceitos de Habilidades Motoras e Capacidade Física: Atividades elaboradas utilizando coordenação, equilíbrio, força, agilidade e potência
FEFISA
2009

 

 

 

Habilidades Motoras

Conceitos de Habilidades, movimentos e ações:

Existem vários tipos de habilidades, porém devemos compreender e utilizar cada um deles corretamente, todas as habilidades motoras visa um determinado objetivo, devemos saber que reflexos não são considerados habilidades, pois uma habilidade motora requer movimento do corpo ou dos membros para atingir as metas determinadas isso indica que para se realizar uma habilidade motora antes é necessário que ela seja aprendida para que a pessoa consiga atingir com sucesso os objetivos da habilidade. Podemos citar o nosso caminhar, que mesmo sendo uma habilidade que o ser humano desempenha naturalmente, ela precisa ser aprendida quando criança, além disso, caminhar é uma habilidade que muitas pessoas podem necessitar reaprender tais como aqueles que sofrem um derrame, ou recebem próteses de articulações dos joelhos, quadril ou pessoas que aprender a andar com perna artificial.

Movimentos: o termo movimento se refere à característica de comportamento de um membro especifico ou de uma combinação de membros os movimentos são partes que compõem as habilidades usando o exemplo do caminhar observamos que nossos membros se movimentam de forma bastante diferente conforme caminhamos sobre um lugar concreto, de lama ou areia porem embora os movimentos forem diferentes a habilidade continua sendo o caminhar.

Ações: são respostas a metas que consistem em movimentos do corpo ou dos membros as ações pode também ser definida como uma família de movimentos é importante considerar que uma variedade de movimentos pode produzir a mesma ação, por exemplo, se subir os degraus de uma escada é uma ação o se objetivo é chegar ao topo porem para atingir essa meta a pessoa poderá realizar vários movimentos diferentes. Em cada situação a ação é a mesma, mas os movimentos executados para realizá-la são bem diferentes.

Desenvolvimento motor: São alterações contínuas ou progressivas no comportamento motor ao longo do ciclo da vida.

Habilidade:

Concepções: “Aptidão, destreza, disposição para alguma coisa, consistem em saber como”. (Saraiva, 1993) Habilidade é um saber fazer, um conhecimento operacional, procedimental, uma seqüência de modos operatórios, de analogias, de intuições, induções, deduções, aplicações, transposições (Littera) “Consiste em saber como; é difícil verbalizar; adquire-se gradualmente e por prática (aquisição por descobrimento)”. (Pozo, 1998)

Habilidade Motora: é entendida como um padrão fundamental realizado com precisão, exatidão e controle.

Movimentos fundamentais na terceira infância (8 á 10 Anos):

•Estabilidade: sentar, ficar em pé, curvar, torcer e girar
•Locomoção: correr, saltar, pular
•Manipulação: lançar, pegar, chutar e rebater

Movimentos especializados

•Estabilidade: andarem superfície escorregadia, esquiar, ginástica na trave
•Locomoção e Manipulação: jogos recreativos e esportes competitivos

Capacidades e habilidades:

•Capacidade: refere-se à potencial, poder, faculdade
•Capacidade Motora: qualidades físicas que dão sustentação às realizações desta natureza (Freire e Scaglia, 2003)
•Habilidade: uma tarefa com uma finalidade específica a ser atingida
•Habilidade Motora: movimento voluntário do corpo e /ou membros, para atingir o objetivo (Gallahue e Ozmun, 2003)
•Habilidades motoras fundamentais:
•- 02 a 06 anos: período mais propício para aquisição, ex: andar, correr, arremessar, lançar, saltar, girar, rolar, quicar, rebater, chutar, etc.
•- 07 a 10 anos: período mais propício para aperfeiçoamento e...

Para ver o trabalho na íntegra escolha uma das opções abaixo

Login

Ou faça login



Login

Crie seu cadastro




English Town