a influencia do afeto no ambiente agressivo da pr?scola

Publicado em 27/08/2010

1.6 Relação Agressividade x Afetividade

Freire (1997) suscita uma pergunta ao falar sobre a criança agressiva: Como entrar em contato com essas crianças nas aulas de educação física? Ele comenta:
Temos medo delas como elas o têm de nós. Independente de qualquer conceito teórico prévio entendemos que lhe falta um exercício de amor, atenção, justiça... Promover este exercício... bem, é uma aventura bastante conhecida por aqueles que passaram pela experiência de tentá-lo (p.173).
Merloo apud Ajuriaguerra (s.d.) considera que a agressividade é a resposta do homem a frustrações tais como a fome, a falta de afeto, de comunicação com o outro, de satisfações sexuais, de amparo.
Mergargee e Hokanson (1976) comenta que o comportamento dos pais influencia consideravelmente a agressividade e que em estudos longitudinais, o apego inseguro e a falta de calor e afeição materna no primeiro ano de vida são indicativos de agressividade na segunda infância.
Ballone e Moura (2004) observa o exemplo de Merloo, que considera a agressividade como resposta do homem a frustrações, tais como a fome, a falta de afeto, de comunicação com outro, de satisfações sexuais, de amparo. Quando se emprega o termo reativo, é como se admitisse que a agressividade nasce sempre em reação a alguma coisa ou então a uma outra agressão, ou a um ensinamento dos pais, ou, sobretudo, a falta de afeto, isto é, a uma carência de ternura.
Segundo Silva (1963), a agressividade excessiva é um sintoma de sentimentos de ansiedade, infelicidade, falta de amor e atenção.
Brendgen apud Papalia et al. (2009) diz que comportamentos manipulados, como privar uma criança…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.