A importância do resgate das brincadeiras tradicionais na educação física escolar

Publicado em 21/08/2014

Para alguns o espaço escolar é o único momento em que esta criança pode brincar sem estar o tempo todo voltada para um equipamento eletrônico. Sentar no chão, rolar, correr, gritar, extravasar, são algumas das sensações que os alunos sentem durante uma aula. Uma brincadeira, por exemplo, de pegar, onde o aluno precisa correr para “fugir” do pegador, pode liberar muitas sensações diferentes em cada aluno da sala de aula. Enquanto um aluno que se movimenta pouco pode estar com a adrenalina a mil, outro aluno que tem um repertório motor mais vasto está tranquilo e calmo esperando o pegador se aproximar mais para depois sair correndo.

O brincar é algo nato da criança, em todos os momentos nos quais não está realizando algo que algum adulto pediu, ela está brincando, seja com um brinquedo ou com alguma “coisa” que ela encontrou no chão.

Segundo Borba (2006), estudos da Psicologia baseados em uma visão histórica e social dos processos de desenvolvimento infantil apontam que o brincar é um importante processo psicológico, fonte de desenvolvimento e aprendizagem, sendo assim por que não trazer o brincar para a Educação Física Escolar?

Pipa, esconde-esconde, pique, passaraio, bolinha de gude, bate mãos, amarelinha, queimada, cinco-marias, corda, pique-bandeira, polícia e ladrão, elástico, casinha, castelos de areia, mãe e filha, princesas, super-heróis...Brincadeiras que nos remetem à nossa própria infância e também nos levam a refletir sobre as crianças…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.