A História das Olimpíadas

Publicado em 12/02/2005

Os Jogos Olímpicos da Antiguidade eram disputados de quatro em quatro anos. As guerras entre as cidades helênicas eram suspensas três meses. Só homens livres podiam participar. Mulheres e escravos ficavam de fora. Quem faltava ao chamado olímpico era morto. A mãe de um lutador foi descoberta no estádio e a partir daí os lutadores passaram a lutar nus. As mulheres só tomaram parte da competição cerca de 500 anos depois do ínicio dos Jogos. As modalidades consistiam em corridas a pé, a cavalo e de biga, além das lutas onde às vezes um dos competidores terminavam mortos. Os campeões viravam semideuses. Não precisavam mais trabalhar, ganhavam casa, comida e mulheres.

O calendário de competições mudou muito durante os séculos de Olimpíadas e nem todos os esportes foram disputados simultaneamente. Ainda assim, não eram muitas as modalidades. As principais eram as corridas, subdivididas em dromo (pouco menos de 200 m), diaulo (duas vezes a distância do dromo), dólico (pouco mais de 4,5 mil m), corrida hípica (cerca de 800 m) e corrida armada.

As lutas também tinham bastante popularidade entre os gregos. A luta horizontal era vencida pelo competidor que mantivesse as costas do oponente no solo por três vezes. O pugilato foi um ancestral do boxe, porém, muito mais violento. As mãos dos lutadores eram cobertas com bandagens e tiras de couro com pedaços de metal. O pancrácio misturava os dois estilos, mas era muito mais brutal e atraía a maior parte dos torcedores. Havia ainda provas hípicas. As mais importantes eram as corridas de bigas e quadrigas, carros puxados por dois e quatro cavalos. As corridas de cavalos eram pouco difundidas, mas contavam com um detalhe curioso: o vencedor era o…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.