INVESTIGA!O DA OCORR?CIA DE LECTINAS NA ESP?IE Sideroxylon obtusifolium ATRAV? DE ENSAIOS DE HEMOAGLUTINA!O E INIBI!O POR CARBOIDRATO

Publicado em 27/08/2010

1.2- Lectinas

O primeiro relato, a respeito de lectinas se deu em 1888, quando Stillmark, ao estudar a toxicidade de extratos de Ricinus communis (mamona), observou sua capacidade para aglutinar eritrócitos, devido à presença de uma proteína extraída, a ricina, descoberta que marcou o início das pesquisas envolvendo lectinas (KENNEDY et al., 1995). Pouco tempo depois, outra hemaglutinina, chamada abrina, foi encontrada em sementes de Abrus precatorius (Jequiriti). Entretanto, o estudo sobre estas proteínas só começou a ganhar ímpeto em 1960, abrindo uma vasta área de aplicação para as lectinas (GABOR et al., 2004).
O termo lectina (originado do latim lectus, que significa selecionado) refere-se à habilidade dessas proteínas ligarem-se seletivamente e reversivelmente a carboidratos (SHARON & LIS, 2002). Ao contrário dos anticorpos, não são produtos de uma resposta imune. A ênfase que é dada quanto à origem não-imunológica das lectinas serve para distingui-las de anticorpos anticarboidratos que aglutinam células. Os anticorpos são estruturalmente similares, enquanto as lectinas diferem entre si quanto à composição aminoacídica, requerimentos de metais, peso molecular e estrutura tridimensional (VAN DAMME et al., 1998).
A rota biossintética de muitas lectinas de plantas segue a seguinte via secretora: as lectinas são sintetizadas pelos ribossomos, entram no retículo endoplasmático, são transportadas para o complexo de Golgi, de onde vão para os vacúolos, ficando aí armazenadas (ibid.).
As lectinas são definidas como…

É esse o conteúdo que você precisa?
Faça seu login e saiba como ver o trabalho completo

O Zé Moleza facilita sua vida acadêmica ajudando você em suas pesquisas, e a economizar o seu tempo e o seu dinheiro nos seus trabalhos de faculdade. São mais de 26144 pesquisa acadêmicas entre elas, monografia, temas de monografias, TCC, modelos de monografias, trabalhos de universidades, resenha, Paper, Ensaio, Bibliografia, Trabalhos Escolares.

Dicas de como fazer: Capa de Monografia, capa de TCC, Regras da ABNT, como fazer monografia, como fazer Projeto Final, como fazer seminário, como fazer capas, referências bibliográficas, modelo de monografia.

O Zé Moleza NÃO faz a venda de monografia e É TOTALMENTE CONTRA a compra de monografia pronta e trabalhos prontos. O Zé Moleza NÃO auxilia a quem compra monografia, NÃO apóia a quem quer comprar Trabalhos Prontos, e NÃO APROVA a quem quer comprar TCC prontos, dando dicas de formatação, regras da ABNT, dando sugestões de temas para monografia, resumo de livros, projeto de pesquisa, projeto de mestrado, projeto de pós-graduação, trabalhos acadêmicos, incentivando o usuário a desenvolver por conta própria sua monografia.