Transgênicos

Publicado em 14/04/2005

TRANSGÊNICOS

1- CONCEITO:

Transgênicos ou organismos geneticamente modificados (OGMs ), trata-se de um ser vivo cuja estrutura genética – a parte da célula onde está armazenado o código da vida – foi alterada pela inserção de genes de outro organismo, de modo a atribuir ao receptor características não programadas pela natureza, tornando-se capaz de produzir novas substâncias.

2- INTRODUÇÃO:

As técnicas modernas de engenharia genética permitem que se retirem genes de um organismo e se transfira para outro. Uma planta que produz uma toxina, antes só encontrada numa bactéria. Um microorganismo capaz de processar insulina humana. Um grão acrescido de vitaminas e sais minerais que sua espécie não possuía. Tudo isso é o OGM.

A engenharia genética utiliza enzimas para quebrar a cadeia de DNA em determinados lugares, inserindo segmentos de outros organismos e costurando a seqüência novamente. Os cientistas podem "cortar e colar" genes de um organismo para outro, mudando a forma do organismo e manipulando sua biologia natural a fim de obter características específicas. Este método é muito diferente do que ocorre naturalmente com o desenvolvimento dos genes.

Os genéricos surgiram com o avanço das técnicas de manipulação do código genético. Avanço que permitiu a transferência específica de um ou mais genes de uma espécie para outra.O surgimento de seres criados em laboratórios que não possuíam similar na natureza sempre foi explorado pela ficção científica, a literatura ou o…