Teste de Paternidade

Publicado em 22/04/2003

O TESTE DE PATERNIDADE

Abril de 2002

INTRODUÇÃO

O uso de técnicas de DNA fingerprinting (DNA-F) é hoje uma ferramenta robusta para análise do status genético populacional de espécies selvagens e domesticadas. Ele pode ser utilizado em testes de paternidade para filiação, definir cruzamentos, estudos ecológicos, determinação do grau de endocruzamento em populações isoladas geograficamemte, entre espécies ameaçadas ou populações melhoradas. O potencial de análise do DNA-F tem sido ainda pouco explorado em áreas não tradicionais de biologia molecular e genética, como a zoologia e a ecologia, devido ao treinamento requerido e principalmente à carência de marcadores moleculares polimórficos específicos.

Os marcadores do tipo single locus, por hibridização (VNTRs – variable number tandem repeat) ou amplificados por PCR do tipo STRs (short tandem repeat), embora apresentem uma estatística confiável pela precisão da freqüência dos alelos, varrem apenas algumas regiões do genoma, sendo necessário um número apreciável de marcadores fora do mesmo grupo de ligação para uma análise confiável. Para determinação da diversidade os marcadores single locus são mais trabalhosos, mas permitem análises mais avançadas que os multilocus, como medida de fluxo gênico.

EXTRAÇÃO DE DNA