Radiação

Publicado em 22/04/2003

RADIAÇÃO

INTRODUÇÃO

Damos o nome de radiação as ondas eletromagnéticas ou partículas em movimento que transportam energia.

Vivemos mergulhados num oceano de radiações provenientes do Sol, do espaço (radiação cósmica), de um écran de televisão ou computador, do nosso relógio de pulso digital, dos aviões, de desastres nucleares ou de um aparelho de raios X quando tiramos uma radiografia, etc.. Umas são relativamente inofensivas, outras extremamente perigosas para os seres vivos. O fundamental desta área diz respeito às radiações ionizantes. Analisando os riscos e benefícios, os alunos devem adquirir conhecimentos físicos nesta área que lhes permitam compreender debates sociais, políticos, econômicos, médicos e tecnológicos sobre radiação e energia nuclear.

A radiação vem sendo utilizada de várias formas, bem como, na produção de alimentos mais saudáveis, desprovidos de doenças e com um período maior de conservação; melhoramento genético de um vegetal; fertilização do solo; tratamento de águas e solos; esterilização de equipamentos e materiais cirúrgicos; germinação de grãos; aparelhos de identificação de doenças; entre outras.

O objetivo deste trabalho é apresentar a aplicabilidade dos radioisótopos e radiações na Agricultura, na Medicina, na Biologia e na Indústria e Hidrologia.

RADIAÇÃO NA NATUREZA