Principiologia Ambiental

Publicado em 21/08/2014

- PRINCÍPIO DA PUBLICIDADE

Os Estudos de Impacto Ambiental e o seus respectivos relatórios (EIA, RIMA) têm caráter público, por tratar de envolvimento elementos que compõe um bem de todos, ou seja o meio ambiente sadio e equilibrado (art.225, CF). Por esta razão deve haver publicidade ante sua natureza pública. A  Resolução nº 9, de dezembro de 1987  do CONAMA que disciplina a audiência pública na análise da RIMA.

- PRINCÍPIO DA REPARABILIDADE DO DANO AMBIENTAL

Este princípio vem estampado em vários dispositivos legais, iniciando-se na Constituição Federal, art.225, §3º, onde diz que "as condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitarão os infratores, pessoas físicas ou jurídicas, as sanções penais e administrativas, independentemente da obrigação de reparar os danos causados”. O art. 4º, VII, da Lei 6.938/85, também obriga ao poluidor e ao predador a obrigação de recuperar e/ou indenizar os danos causados.

- PRINCÍPIO DA PARTICIPAÇÃO

Princípio 10 da Declaração do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992;  art. 225, CF, quando fala que a coletividade deve preservar o meio ambiente. Participação na elaboração de leis; participação nas políticas públicas através de audiências públicas e participação no controle…

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