Inclusão social: Portadores de necessidades especiais em escolas regulares e no mercado de trabalho.

Publicado em 09/08/2010

A partir da criação das Sociedades Pestalozzi em 1932, surge no cenário brasileiro o movimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionares (APAEs), na cidade do Rio de Janeiro. O resultado desses movimentos foi o aparecimento de instituições especializadas no atendimento ao portador de deficiência mental, autônomas e de caráter filantrópico. As APAEs, tornaram-se a maior prestadora de serviço na educação e habilitação das pessoas portadoras de deficiência mental em todo o país. Essa Federação estimulou e viabilizou conquistas legais, garantidoras dos direitos de cidadania das pessoas portadoras de deficiência (D´ANTINO, 1998).
Na história da Educação Especial do Estado do Paraná, as contribuições literárias sobre o assunto, registra que foi fundada em 1939, a primeira instituição de assistência aos portadores de deficiência visual denominada Instituto Paranaense de Cegos e, até 1963, havia apenas sete escolas especiais, cinco das quais localizadas em Curitiba, capital, e duas na cidade de Londrina, no interior do estado, uma para portadores de deficiência visual e outra para portadores de deficiência mental. (CANZIANI & PICHORIN s.d.).
A primeira preocupação com a educação especial, no âmbito da escola pública no Paraná, teve início em 1956, no centro Educacional Guairá, hoje Escola Estadual Guairá, por iniciativa da professora Pórcia…

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