Genoma

Publicado em 22/04/2003

INTRODUÇÃO

Veremos neste trabalho o que é genoma, seus objetivos, aplicações científicas e doenças cromossômicas.

O genoma é o conjunto de genes que constituem na nossa informação genética, contida dentro do núcleo celular nos seres eucariontes; ele guarda toda a informação genética que dita como nossos organismos funcionarão e como serão as nossas características gerais, tendo fundamental importância em todos os processos dos organismos.

Os cientistas estão estudando o genoma para entender melhor como funciona a maquinaria genética, pois assim pode-se encontrar a cura de várias doenças ou melhores tratamentos para as mesmas, sendo de fundamental importância o estudo genômico de seres patogênicos para descobrir como tratá-los quando estes infectam os animais, incluindo o homem.

Apesar do genoma ser estudado em animais, seres humanos e também na agricultura, vamos dar maior ênfase ao genoma humano. Veremos que existem doenças cromossômicas de ordem numérica e estrutural, sendo a primeira influenciando no número normal de cromossomos e a segunda na estrutura dos mesmos, causando doenças genéticas sérias que podem ate levar a morte.

GENOMA